"O que é moda pra você?"

7:41:00 PM


(Fast fashion não é de graça, alguém, em algum lugar, está pagando por isso).

Quem faz faculdade de moda com certeza já deve ter ouvido isso, já deve ter ouvido muita gente dizendo também "moda? isso é tão fútil!". Certo e errado. Certo por quê? Porque apesar de moda não se constituir apenas de luxo e peças caras, ainda há quem veja a moda só pelo lado consumista, "glamouroso". Mas errado porque apesar desse lado superficial, a moda exibe mais história do que possamos imaginar, carrega cultura, arte, economia, filosofia, sociologia e até um pouco da tua história, sobre quem você é.
Mas a questão é, "o que a moda é pra você?", será que você conhece ou ao menos faça ideia do que seja? Ao se perguntar isso, a primeira coisa que você deve fazer é se libertar de qualquer restrição, qualquer preconceito ou tabu. Aqui o choro é livre!
Essa é uma pergunta em aberto, mas que eu espero que lhe traga muitas respostas e principalmente, mais perguntas. E então é aí que a gente entra e te faz questionar ainda mais e mais. Mas vamos também te dar uma colher de chá e esclarecer algumas coisinhas, certo?
Então vamos lá, o lado bonito todo mundo já conhece, ou ao menos já ouviu falar. Grifes que dizem sobre cultura, que marcaram e contaram história, ou ainda vestimentas locais, que contam tradições,
regionalismo... Mas e o lado feio da história?
A moda é um dos maiores setores econômicos, movimenta bilhões a cada ano e apesar de possuir duas coleções por ano (primavera/verão e outono/inverno), possui lojas que trocam suas coleções semanalmente, ditando tendências e chamando consumidores a comprarem mesmo sem necessidade. É aí que a coisa começa a ficar feia.
Se o consumidor compra exageradamente, é porque alguém o estimula a fazer isso, alguém que vende assim. E como produzir nessa escala vendendo por um preço tão baixo? Mão-de-obra barata. O que muitas vezes resulta em péssimas condições de trabalho, análogas a escravidão, e então esse consumo desenfreado estimula esse tipo de mão-de-obra que cresce cada vez mais.
E como se não bastasse, todas aquelas peças que foram compradas a preço baixo por não possuírem boa qualidade ou por não estarem mais "na moda" são descartadas. Pra onde elas vão? Pro lixo. A gente já polui o meio ambiente na hora de produzir, não satisfeitos, ainda queremos devolver depois de usado.
Isso tudo é só o começo da história, mas agora que eu já te contei eu te pergunto: o que é moda pra você? Se a tua resposta é negativa, é porque talvez esteja na hora de mudarmos nossos hábitos, não?

Veja também

0 comments

Facebook

Fale conosco

Name

Email *

Message *