Upcycling: o que é?

11:00:00 AM

Você já ouviu falar de upcycling? É uma técnica utilizada para reaproveitar coisas que talvez seriam descartadas para transformar em algo lindo e totalmente diferente. Isso é ótimo porque aí nós temos dois pontos super positivos:
1 - Contribuição para o meio ambiente, uma vez que sua matéria prima não será extraída, mas sim reaproveitada.
2 - O produto final será "exclusivo" uma vez que será diferente dos demais produtos que costumamos ver no mercado.




Lembra que falamos aqui no blog sobre slow fashion e fast fashion? - se não viu, clique aqui (: - pois bem, o fast fashion induz o consumo rápido, isto é, cada vez estamos comprando mais e em intervalos menores, e isso significa que também estaremos descartando mais peças de roupa, certo? Esse descarte não acontece apenas nas nossas casas, mas também pela parte da indústria. Peças com pequenos defeitos são descartadas inteiras, assim como muitas sobras de tecidos que geralmente não são reaproveitadas pela indústria. Resumindo: é muita roupa no lixo!
Por que não diminuir esse número então? Isso pode ser feita com uma peça por exemplo, que seria descartada pela indústria por um pequeno defeito, mas ao invés disso, pode ser desconstruída (descosturada, cortada) para então formar uma nova peça de roupa ou até mesmo um acessório, legal não?
Então vamos lá, que nós vamos mostrar duas marcas super bacaninhas de upcycling!

COMAS

A marca foi idealizada pela estilista uruguaia Augustina Comas, e trabalha com upcycling de camisas de modo atemporal, O divertido da marca e inclusive da estilista, é que ambas propõem uma maneira diferente e original de se ver uma peça. Mangas podem ser colocadas na cintura, por exemplo, por que não? Camisas masculinas podem ser desconstruídas e formar uma linda saia. A maneira da marca de ver o mundo está nitidamente impressa nas peças. E se tivesse que definir a COMAS em uma só palavra, seria originalidade. Dá uma conferidinha nessas peças lindinhas clicando aqui!




THINK BLUE

Já a marca THINK BLUE, foi idealizada pela designer Mirella, que com grandes preocupações e muito interesse em pesquisar mais a fundo o slow fashion, a moda ética e a sustentabilidade, passou a desenvolver a reconstrução de peças, mais especificamente, o jeans. O jeans é recolhido e desconstruído para então ser reconstruído de uma maneira bem diferente. São diversas as maneiras que utilizam o jeans na THINK BLUE e uma de maneira mais divertida e bonita que a outra. Vale dar uma bela de uma conferida clicando aqui!




Deram uma espiadinha? Já conheciam as marcas? Que tal falar um pouquinho pra gente do que achou e se conhecer mais alguma, dar uma comentadinha aqui embaixo? (:

Veja também

0 comments

Facebook

Fale conosco

Name

Email *

Message *